Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





terça-feira, 14 de setembro de 2010

Bom Humor Revolucionário

Com o prestigioso prêmio de Cannes, o Câmera d'Or, para diretores iniciantes, na bagagem, À Leste de Bucareste é uma versão bem humorada da recente história política romena e traz algumas perguntas que não querem calar: a derrubada de Ceaucescu foi causada pela mobilização popular ou esta só aconteceu depois da fuga do ditador? e o povo na praça foi um ato político de derrubada de um governo ou apenas uma comemoração? 

Com aval do regime soviético, Nicolae Ceausescu (1918-1989) presidiu a Romênia com a mão pesada do Partido Comunista de 1965 a 1989, ano de sua destituição e execução. Na época, movimentos de libertação irradiavam de Berlim, onde o Muro caíra meses antes, no sentido do Leste da Europa. Na cidade romena de Timisoara, no dia 17 de dezembro, manifestantes anticomunistas foram recebidos a tiros pela Securitate, a polícia de Ceausescu. O povo reagiu em diversas cidades. Cinco dias depois, quando a rebeldia chegou à capital Bucareste, o ditador entregou o posto. A data de 22 de dezembro de 1989 é lembrado, na Romênia, como o dia da revolução que derrubou Ceausescu. Mas houve de fato uma revolução ?

Como todo país que hoje amarga um passado de ditadura, as discussões se avolumam no sentido de entender as lindes da insanidade de uma política que amordaçava a voz de todo um povo para se empanturrar de poder. A discussão política está no epicentro do filme de estréia do roteirista e diretor Corneliu Porumboiu. Mas a grande idéia de À Leste de Bucareste é tornar os enfadonhos debates políticos numa querela popular cheia de ironia e humor inteligente. Na verdade, na Romênia de hoje ainda se vê o lamentável legado do comunismo: um país aparentemente estacionado no tempo e longe de ter tirado algum proveito do seu lado revolucionário. Contudo, apesar de sofrer uma crise de identidade entre o passado comunista e o presente capitalista, a voz nacional aqui clama por uma resposta: "participamos ou não da revolução?" Como se a resposta fosse uma forma de redenção para os anos de penúria administrados pelo governo comunista. Sobrevivemos ao menos de forma digna ?


O diretor opta por uma comédia textual e também do absurdo, deixando, portanto, a sua estória muito perto da realidade e insere seus comentários políticos sem panfletarismo. O resultado disso é um filme livre, leve e solto, que nos passa a idéia de que tudo ali é improvisado. Na segunda metade do filme, o cenário passa a ser um estúdio de TV, onde um programa, com participantes e linha aberta aos espectadores, debate o assunto que selou o fim da didatura no país. Embora o programa de TV seja da fase pós-Ceaucescu, ele ainda mantém o bolor da TV estatal, monótona e precária da época comunista.

Os convidados são os personagens que supostamente acompanharam de perto os acontecimentos. Às 12h08, hora da partida de Ceaucescu, a praça central de Bucareste estaria cheia ou vazia ? No décimo-sexto aniversário da revolução, a estória está unicamente preocupada com essa questão e explora a dúvida histórica à exaustão.

Para entender essa dúvida calorosa é importante informar que a rede nacional romena televisionou a queda de Ceausescu às 12h08. Se não havia ninguém na praça principal protestando antes desse horário, a cidadezinha só participou da festa da derrubada, depois das 12h08. Portanto, ela não fez parte da revolução. Ou melhor, não houve revolução! Mas não é isso o que um professor de história alcóolatra afirma na TV. Ele garante que estava lá antes das 12h08, apear de não ter sido visto por ninguém. Acusado de bêbado e mentiroso pelos espectadores que ligavam para o programa, ele foi, digamos, execrado ao vivo. O filme também coloca em discussão a maneira como escrevemos a história: respeitamos a verdade factual com evidências concretas ou registramos apenas nossos desejos retrospectivos ? E isso também é válido par as histórias que contamos aos outros. À Leste de Bucareste é um filme sem os arroubos do drama nem os exageros da comédia e deixa seu recado de maneira inteligente e sutileza humorística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário