Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





domingo, 20 de junho de 2010

10 Obras para Acelerar Sua Erudição

Blaise Pascal
Direção: Roberto Rossellini; Ano de produção: 1972; País: Franca, Itália; Duração: 129 min.

Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês. Contribuiu decisivamente para a criação de dois novos ramos da matemática: a geometria projetiva e a teoria das probabilidades. Em Física, estudou a mecânica dos fluidos, e esclareceu os conceitos de pressão e vácuo ampliando o trabalho de Evagelista Torricelli. É ainda o autor da primeira máquina de calcular mecânica, a Pascaline, e de estudos sobre o método científico.
O filme mostra os conflitos entre ciência, filosofia e religião na vida de Blaise Pascal (1623-1662), desde os 17 anos, quando acompanha o pai transferido para Rouen, até a morte em Paris, com 39 anos. Quase todo baseado em diálogos, inclui longos debates sobre a existência do vácuo, experiências com pressão atmosférica e fluidos, a criação da primeira máquina de calcular mecânica, a posição jansenista de Pascal e a elaboração de algumas de suas obras. O filme explora também intensamente a relação familiar com o pai, o agente fiscal Etienne Pascal, e a irmã, Jaqueline, que após a morte do pai se recolhe a um convento.

Raízes do Brasil - Uma Cinebiografia de Sérgio Buarque de Holanda (Documentário)
Direção: Nelson Pereira dos Santos; Ano de produção: 2003; País: Brasil; Duração: Disco 1: 73min - Disco 2: 73min.

Sérgio Buarque de Holanda foi um dos mais importantes historiadores brasileiros e renomado intelectual. O documentário traz imagens inéditas da época e da vida do intelectual, da sua famosa família (os Buarque de Holanda - Chico era um dos seus filhos famosos, assim, claro, como Miúcha), reunindo um compêndio para lá de interessante da vida intelectual brasileira da primeira metade do século XX até os dias atuais. Sérgio Buarque vivia submerso no universo de seus livros, mas deixava a porta do escritório aberta para ouvir os ruídos da casa e as eventuais fofocas. Era extremamente dedicado ao trabalho e ao mesmo tempo adorava a boemia e um bate papo com os amigos. Erudito, devorava livros. Sua história é contada pela família, amigos e através de uma cronologia que ele próprio escreveu.


Sócrates
Direção: Roberto Rossellini; Ano de produção: 1971; País: Espanha; Duração: 120 min; Roteiro: Roberto Rossellini e Marcello Mariani.

O filme, originalmente produzido para a televisão, mostra o final da vida do filósofo grego Sócrates (470 - 333 a.C.), incluindo seu julgamento e sua condenação à morte. É composto quase que totalmente por diálogos, baseados em Diálogos de Platão como Eutífron, Hípias, Apologia, Críton e Fédon, além de uma breve encenação da comédia As Nuvens, de Aristófanes, que ridiculariza Sócrates. É sempre bom lembrar que Sócrates nada escreveu, pois acreditava que a filosofia devia ser praticada oralmente.

A interpretação de Jean Sylvère para Sócrates é comovente. É possível assistir Sócrates, acompanhado de seus discípulos, andando por Atenas e empregando seu método, a maiêutica, que levava seus interlocutores a caírem em contradição. Assim, podemos conhecer várias figuras da época.


Danton - O Processo da Revolução
Direção: Andrzej Wajda; Ano de produção: 1983; País: França, Polônia, Alemanha; Duração: 136min.

Após a Revolução Francesa, a França vive uma nova onda de terror. Danton, um dos líderes da revolução, enfrenta o governo na tentativa de mudar a situação. Confiando no apoio popular, ele entra em choque com Robespierre, seu antigo aliado, mas acaba sendo levado à julgamento.

A Revolução Francesa representa o conjunto de acontecimentos que, entre 5 de Maio de 1789 e 9 de Novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Ela começa com a convocação dos Estados Gerais e a Queda da Bastilha e se encerra com o golpe de estado do 18 Brumário de Napoleão Bonaparte. Em causa estavam o Antigo Regime (Ancien Régime) e a autoridade do clero e da nobreza. Foi influenciada pelos ideais do Iluminismo e da Independência Americana, em 1776. A Revolução Francesa foi um dos maiores acontecimentos da história da humanidade.


O Povo Brasileiro (Documentário)
Direção: Isa Grinspum Ferraz; Ano de produção: 2000; País: Brasil; Duração: 260min; Episódios: 10.

O antropólogo Darcy Ribeiro (1913-1997) foi um dos maiores intelectuais brasileiros do século XX. Esta produção realizada para a televisão mostra em 10 episódios (2 DVDs) a obra-prima do antropólogo, O Povo Brasileiro, em que ele tenta responder a questão "quem são os brasileiros ?", investigando a formação do nosso povo. A série conta com as participações especiais de Chico Buarque, Tom Zé, Antonio Cândido, Aziz Ab'Saber, Paulo Vanzolini, Gilberto Gil, Luiz Melodia, entre outros.

Com imagens captadas em todo o Brasil, amterial de arquivo raro e depoimentos, O Povo Brasileiro é indispensável para todos os interessados em conhecer a história do Brasil, desde os primeiros índios até os dias atuais.


Para Sempre Pestalozzi
Direção: Peter Von Gunten; Ano de produção: 1989; País: Alemanha, Suíça; Duração: 110min.

Biografia do educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827), um dos pioneiros da pedagogia moderna. O DVD traz ainda uma palestra sobre a importância de Pestalozzi na educação do espírita, folósofo e educador francês Allan Kardec. O filme focaliza um período crítico no desenvolvimento das teorias educacionais de Pestalozzi, quando o educador dirigia um internato para crianças pobres em um vilarejo na parte francesa da Suíça.


Descartes
Direção: Roberto Rossellini; Ano de produção: 1974; País: Itália; Duração: 162 min.

René Descartes, o famoso filósofo, cientista e matemático francês, nasceu em 1596, na cidade de La Haye. Notabilizou-se sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, o que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas, que hoje leva o seu nome. Por fim, ele foi uma das figuras-chave na Revolução Científica. Com quase 3 horas de duração e dividido em 2 episódios, o filme apresenta a biografia de Descartes, começando com sua educação no Colégio La Fléche. O filme apresenta o contexto da elaboração e publicação de suas principais obras. Aqui, Descartes faz a leitura de passagens do Discurso do Método.


Freud Além da Alma Direção: John Houston; Ano de produção: 1962; País: Estados Unidos; Duração:

Huston tinha em mente um projeto ambicioso, quando convidou ninguém menos que o filósofo francês Jean-Paul Sartre para escrever o roteiro. Sartre aceitou, demorou-se para entregar o texto e, quando o fez, este veio na forma de um calhamaço que acabou virando um livro de 769 páginas, que o diretor não conseguiu filmar. Dessa forma, o roteiro de Freud Além da Alma vem assinado por Charles Kaufman e Wolfgang Reinhardt.

Freud Além da Alma se concentra nos anos iniciais da trajetória do personagem, no desbravamento desse novo campo do conhecimento, aliás, bastante incômodo para o narcisismo contemporâneo. Não por acaso, a narrativa começa pela comparação freudiana de sua percepção da primazia do inconsciente com as teorias de Copérnico e Darwin, que desmistificaram a ilusão da Terra como centro do sistema solar e a do homem como espécie à parte no reino animal.


Tempo de Resistência (Documentário)
Duração: André Ristum; Ano de produção: 2004; País: Brasil; Duração: 115min.

Não podemos nos considerar eruditos desprezando o conhecimento sobre a ditadura militar, posto que o episódio representa um período marcante da nossa história e uma ferida ainda aberta para muitas famílias de desaparecidos nos dias de hoje.

A partir do depoimento de mais de 30 pessoas diretamente envolvidas na resistência à ditadura, e impactantes imagens de arquivos, o documentário revela os fatos deste nebuloso momento brasileiro, que se estendeu por mais de 20 anos. Aqui, temos uma boa mostra sobre o que foi o período de repressão no país, o processo do golpe militar, desde o comício do Presidente João Goulart até o dia da Anistia. Além disso, o documentário aborda os reflexos da ditadura no interior do estado de São Paulo e no interior do Brasil.


Einstein - Muito Além da Relatividade / A Grande Idéia (Documentário)

Einstein - Muito Além da Relatividade, o volume 1, foi produzido pela NOVA/PBS a partir das anotações do próprio cientista. É uma ótima edição para fazer você compreender a criatividade científica que dominava o maior nome da física moderna. O documentário refaz a trajetória de um estudante não tão brilhante assim e um marido que não sabia lidar com a imprevisibilidade das relações humanas, até se tornar o mais famoso físico de todos os tempos. A produção criou animações para explicar a Teoria da Relatividade. Além disso, a obra traz reflexões de Einstein sobre a natureza da luz e da fusão do espaço-tempo num contínuo inseparável que alteraram para sempre a imagem que temos do Universo.

Einstein - A Grande Idéia, volume 2, mostra o jovem e obscuro funcionário de um escritório suíço de patentes quando ele concluiu que massa e energia são inseparáveis na Natureza. Essa idéia ainda viria a mudar completamente a forma como vemos o Universo. Voltamos a "tentar" entender a equação E=mc2 através de boas explicações criadas para leigos, com reconstrução histórica de todos os eventos que marcaram o momento em que o mundo conheceu a teoria mais famosa de todos os tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário