Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

10 FILMES IMPERDÍVEIS SOBRE PROGRAMAÇÃO EXISTENCIAL (PROÉXIS)

À Procura da Felicidade
Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão. 
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/a-procura-da-felicidade/).

Confucius - A Batalha pelo Império
Confucius é um poderoso e influente ministro que se destaca por seu prestígio e autoridade em um dos impérios da China antiga. Mas tanto poder traz consigo inimigos invejosos. Uma traição política coloca o imperador contra Confucius e ele é injustamente deposto de seu cargo e mandado para o exílio. Lutando contra os imperadores, Confucius não irá somente unificar uma nação mas mudará a história da humanidade. 
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_24395_A.Batalha.Pelo.Imperio-%28Confucius%29.html)



Hotel Ruanda
Em 1994 um conflito político em Ruanda levou à morte de quase um milhão de pessoas em apenas cem dias. Sem apoio dos demais países, os ruandenses tiveram que buscar saídas em seu próprio cotidiano para sobreviver. Uma delas foi oferecida por Paul Rusesabagina (Don Cheadle), que era gerente do hotel Milles Collines, localizado na capital do país. Contando apenas com sua coragem, Paul abrigou no hotel mais de 1200 pessoas durante o conflito. 
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/hotel-ruanda/)


Maria Montessori
A Versátil apresenta "Maria Montessori - Uma vida dedicada às crianças", cinebiografia de Maria Montessori (1870-1952), médica, educadora e pedagoga italiana que criou um método educacional revolucionário. Esta minissérie conta com uma excelente atuação de Paola Cortellesi no papel principal. Nos extras, depoimento da Profª. Heloísa Pires, educadora e escritora. Acompanhe os principais momentos da trajetória de Montessori - a graduação em medicina, a militância feminista, o trabalho pioneiro com crianças deficientes, a fundação da "Casa das Crianças", a relação com o filho Mario, entre outros. 
(Fonte: http://www.eovideolevou.com.br/detalhe/completo.asp?cp=65270)


Jornada da Liberdade
A vida de William Wilberforce é a história de como a perseverança e a fé de um homem mudaram o mundo. Líder do movimento abolicionista britânico, o filme mostra a luta épica para criar a uma lei com o objetivo de acabar com o tráfico negreiro. Durante esta jornada, Wilberforce encontra oposição intensa dos que acreditavam que a escravidão estava diretamente ligada à estabilidade do império britânico. Em seus amigos, incluindo John Newton, um ex-capitão de navio negreiro que compôs o famoso hino Amazing Grace, encontrou suporte para continuar lutando pela causa.


Samsara
Tashi é um jovem monge tibetano que, após passar três anos em reclusão meditando, é resgatado por seus companheiros, que o ajudam a retornar ao monastério. No caminho, ele vê escrito em uma pedra "como impedir que uma gota d'água desapareça ao sol?". De volta à vida religiosa, Tashi se encanta com uma dançarina, e os crescentes desejos por uma existência comum o atormentam tanto, que ele decide deixar o templo, e ir viver na cidade, para trabalhar, se casar e constituir família. 
(Fonte: http://www.cineplayers.com/filme.php?id=1435)



Salvo pela Luz
É baseado no livro Saved by the Light, de autoria do empresário norte-americano Dannion Brikley, que narra sua vida e a grande transformação pela qual passou após vivenciar, por duas vezes, uma inesquecível experiência no Plano Espiritual, em desdobramento, estando seu corpo físico morto clinicamente. O seu caso foi bem documentado pelo famoso pesquisador e psiquiatra Dr. Raymond Moody (V. AE 1993, p. 223), até mesmo incluindo-o no filme Vida Após a Morte, excelente documentário científico lançado, em 1992, nos EUA. (V. esta Seção do AE 1997).
(Fonte: http://www.forumespirita.net/fe/cinema-video/salvo-pela-luz-30247/)


Encontrando Forrestier
Jamal Wallace (Robert Brown) é um jovem adolescente que ganha uma bolsa de estudos em uma escola de elite de Manhattan, devido ao seu desempenho nos testes de seu antigo colégio no Bronx e também por jogar muito bem basquete. Após uma aposta com seus amigos, ele conhece ele conhece William Forrester (Sean Connery), um talentoso e recluso escritor com quem desenvolve uma profunda amizade. Percebendo talento para a escrita em Jamal, Forrester procura incentivá-lo para seguir este caminho, mas termina recebendo de Jamal algumas boas lições de vida.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/encontrando-forrester/)


Para Sempre Pestalozzi
A Versátil e a Vídeo Spirite apresentam Pestalozzi para sempre, inédita cinebiografia do educador suíço Johann Heinrich Pestalozzi (1746 - 1827), um dos pioneiros da pedagogia moderna. Selecionado para o Festival de Cinema de Berlim, este drama tem como destaque a grande atuação do consagrado Gian Maria Volontè (A Classe Operária vai ao Paraíso) no papel-título. Edição Especial com vários vídeos extras sobre o legado de Pestalozzi e sua importância como educador do filósofo francês Allan Kardec (1804-1869), o Codificador da Doutrina Espírita. O filme focaliza um período crítico no desenvolvimento das teorias educacionais de Pestalozzi, quando o educador dirigia um internato para crianças pobres de um vilarejo na parte francesa da Suíça.
(Fonte: http://www.interfilmes.com/filme_22772_para.sempre.pestalozzi.html)


Quase Deuses
Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico.
(Fonte: http://www.adorocinema.com/filmes/quase-deuses/)

Um comentário:

  1. Realmente um filme que mostra muitas coisas importantes. Não apenas a dificuldade do negro naquela época, mas o que foi de fato uma descoberta sensacional para a vida humana.

    ResponderExcluir