Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





domingo, 20 de fevereiro de 2011

O EFEITO SOMBRA

Segundo Jung, a sombra é a parte obscura de nossa personalidade, que reside no universo inconsciente e é basicamente formada por nossos defeitos ou traços fardos, constituindo-se, assim, uma parte importante parte da nossa psique. A sombra, no entanto, não representa apenas os nossos traços fardos; é também o ponto inicial para as nossas reciclagens pessoais, intraconscienciais, o repositório do que precisa ser modificado, descartado, a fim de que algum nível de crescimento pessoal seja alcançado. Descartar as sombras significa, para Jung, tornar-se um pouco mais inteiro. Ignorá-la, por outro lado, potencializa nossas fraquezas. Para superá-las é preciso auto-enfrentamento e coragem para evoluir.

Nós só podemos evoluir olhando para aquilo que ainda não foi desenvolvido. Lidar apenas com as nossas qualidades pode nos levar ao mimetismo, ou seja, a repetição ad eternum de talentos e aptidões já descartáveis. Para Jung, essa não seria uma "vida inteira." Os potenciais se renovam, as necessidades de desempenharmos novas tarefas também. Isso fica mais claro de entender quando pensamos que ninguém pode evoluir fazendo sempre as mesmas coisas. Depois do sucesso do livro, chega ao Brasil o DVD O Efeito Sombra, lançado por aqui pela Gemini. O filme conta com a participação dos autores do best-seller homônimo, que consta pela 22ª semana seguida na lista dos livros mais vendidos do gênero de auto-ajuda das revistas Época e Veja.

Escrito pelo médico indiano Deepak Chopra, pela professora espiritual Marianne Williamson e por Debbie Ford, consultora espiritual, que escreve semanalmente para o portal Oprah.com, o filme é psicanalítico e conta também com especialistas estudiosos do conceito de Sombra. Além disso, traz depoimentos emocionantes de pessoas que conseguiram superar suas sombras para viver uma vida plena. É um filme que incita a auto-reflexão, revolucionando a forma de encarar seus defeitos e qualidades. Nas palavras do autor best-seller Aldo Novak, porta-voz do livro e do filme O Efeito Sombra no Brasil, "assistir a este filme é encontrar o segredo que faltava em O Segredo."


Nenhum comentário:

Postar um comentário