Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Oscar 2010: O Maior Prêmio do Cinema Mundial Anuncia Seus Indicados

As indicações para a 82ª cerimônia de premiação do Oscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, o maior prêmio do cinema mundial, reúnem tantos bons filmes e superproduções que fica difícil arriscar qualquer palpite sobre quem irá levar a estatueta de Melhor Filme. Apesar da grandiosidade da produção da maior bilheteria de todos os tempos, Avatar, ao passar a linha dos US$ 2 bilhões de arrecadação até o momento, Guerra ao Terror, segundo observadores e especialistas, pode levar o principal prêmio da noite.

Este ano o Oscar resolveu mudar e pela primeira vez desde 1943 indicou nada menos do que 10 títulos para o prêmio de melhor filme. Com tantos filmes bons seria injusto tirar um deles da disputa e a decisão pela mudança foi muito bem pensada. Os indicados são Avatar, Um Sonho Possível, Distrito 9, Educação, Guerra ao Terror, Bastardos Inglórios, Preciosa, Um Homem Sério, Up - Altas Aventuras e Amor sem Escalas. Eu particularmente esperava ver o filme 2012 nessa lista, uma vez que, assim como Avatar, chegou aos cinemas como uma das mais esperadas produções do ano, com um marketing tão poderoso quanto o favorito.

Se há algum sinal sobre quais deles podem ser considerados favoritos, vale a pena dar uma olhada no prêmio de melhor direção. James Cameron (Avatar), Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror), Quentin Tarantino (Bastardos Inglórios), Lee Daniels (Preciosa) e Jason Reitman (Amor sem Escalas) reforçam suas produções na disputa. Mas o melhor será se resguardar de tal tarefa e deixar isso para as cartomantes e os críticos mais ousados. Uma nota interessante nesse time é ver marido (James cameron) e mulher (Kathryn Bigelow) dividirem a ponta da lista das opinões sobre quem vai ser o vencedor, tanto em filme quanto em direção.

Ainda lendo as entrelinhas hollywoodianas, podemos arriscar aqui alguns palpites um tanto quanto inevitáveis e certos, como o favoritismo de Up - Altas Aventuras ao prêmio de melhor longa de animação, já que o filme figura entre os 10 indicados para o prêmio de melhor filme. Há filmes muito menos cotados ao prêmio e certamente entraram na lista por alguma razão que a própria razão desconhece, como Um Sonho Possível, Educação e Um Homem Sério. É possível que, no caso de Um Sonho Possível o nome de Sandra Bullock, que disputa o prêmio de melhor atriz, tenha sido a razão do filme entrar na lista dos melhores do ano. Mas não acredito que os jurados tenham votado no filme com algum nível de sobriedade confiável.

Nessa categoria Sandra Bullock disputa diretamente o prêmio com Meryl Streep (Julie & Julia) e Mulligan (Educação) e a estatueta não ficar com alguém além dessas três favoritas. Também foram nomeadas a novata Gabourey Sidibe (Preciosa) e Helen Mirren, por interpretar a mulher de Leo Tolstói em The Last Station. Quanto às indicações para melhor ator, quatro dos indicados eram esperados: Jeff Bridges (Coração Louco), George Clooney (Amor sem Escalas), Colin Firth (A Single Man) e Morgan Freeman (Invictus). Jeremy Renner por Guerra ao Terror completa o time com menos chances.

A categoria dos atores coadjuvantes também traz algumas escolhas garantidas: Matt Damon (Invictus), Woody Harrelson (The Messenger), Christopher Plummer (The Last Station), e Christoph Waltz (Bastardos Inglórios). Correndo por fora Stanley Tucci disputa pela sua interpretação do assassino serial em The Lovely Bones. Na lista das atrizes coadjuvantes Mo'Nique é favorita por seu trabalho em Precisa, e inclui ainda Anna Kendrick e Vera Farmiga (ambas por Amor sem Escalas), Maggie Gyllenhaal (Coração Louco) e Penélope Cruz (Nine).

A seguir lista com os principais indicados:

Atriz Coadjuvante
Vera Farmiga, por Amor sem Escalas
Anna Kendrick, por Amor sem Escalas
Penélope Cruz, por Nine
Maggie Gyllenhaal, por Coração Louco
Mo´Nique, por Preciosa

Ator Coadjuvante
Matt Damon, por Invictus
Woody Harrelson, por O Mensageiro
Christopher Plummer, por The Last Station
Christoph Waltz, por Bastardos Inglórios
Stanley Tucci, por Um Olhar do Paraíso

Melhor Atriz
Sandra Bullock, por Um Sonho Possível
Helen Mirren, por The Last Station
Carey Mulligan, por Educação
Meryl Streep, por Julie & Julia
Gabourey Sidibe, por Preciosa

Melhor Ator
Jeff Bridges, por Coração Louco
George Clooney, por Amor sem Escalas
Colin Firth, por Direito de Amar
Morgan Freeman, por Invictus
Jeremy Renner, por Guerra ao Terror

Melhor Diretor
James Cameron, por Avatar
Kathryn Bigelow, por Guerra ao Terror
Quentin Tarantino, por Bastardos Inglórios
Lee Daniels, por Preciosa
Jason Reitman, por Amor sem Escalas

Roteiro Original
Guerra ao Terror
Bastardos Inglórios
O Mensageiro
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras

Roteiro Adaptado
Distrito 9
Educação
In The Loop
Preciosa
Amor sem Escalas

Melhor Filme Estrangeiro
Ajami (Israel)
o Segredo dos Seus Olhos (Argentina)
A Teta Assustada (Peru)
O Profeta (França)
A Fita Branca (Alemanha)

Melhor animação
Coraline
O Fantástico Sr. Raposo
A Princesa e o Sapo
The Secret of Kells
Up - Altas Aventuras

Melhor filme
Avatar
Guerra ao Terror
Um Sonho Possível
Distrito 9
Educação
Bastardos Inglórios
Preciosa
Um Homem Sério
Up - Altas Aventuras
Amor sem Escalas

Melhor Fotografia
Avatar, de Mauro Fiore
A Fita Branca, de Christian Berger
Harry Potter e o Enigma do Príncipe, de Bruno Delbonnel
Guerra ao Terror, de Barry Ackroyd
Bastardos Inglórios, de Robert Richardson

Melhor Direção de Arte
Avatar, de Rick Carter, Robert Stromberg e Kim Sinclair
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, de Anastasia Masaro, Dave Warren e Caroline Smith
Nine, de John Myhre e Gordon Sin
Sherlock Holmes, de Sarah Greenwood e Katie Spencer
The Young Victoria, de Patrice Vermette e Maggie Gray

Melhor Figurino
Brilho de uma Paixão, de Janet Patterson
Coco Antes de Chanel, de Catherine Leterrier
O Mundo Imaginário do Dr. Parnassus, de Monique Prudhomme
Nine, de Colleen Atwood
The Young Victoria, de Sandy Powell

Melhor documentário Burma VJ
The Cove
Food, Inc.
The Most Dangerous Man in America - Daniel Ellsberg and The Pentagon Papers
Which Way Home

Melhor efeitos especiais
Avatar
Distrito 9
Star Trek

Só uma questão política ainda não revelada ou um surto acadêmico explicaria a ausência do filme 2012 nessa categoria. É um espanto que um filme com a arrecadação de 2012, US$ 225 milhões só no primeiro final de semana de exibião, tenha ficado simplesmente esquecido em categorias nas quais o filme deveria brigar pela estatueta. Seria honesto incluí-lo nas listas até por respeito ao público! Mas o Oscar há muito deixou de ser uma premiaçlão previsível. A 82ª edição do Oscar será realizada no dia 7 de março, no Teatro Kodak, em Hollywood, com transmissão para mais de 200 países.

Nenhum comentário:

Postar um comentário