Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Retrospectiva Espiritualista

O cinema tem, ao longo de já algum tempo, voltado suas lentes para a questão da espiritualidade. Numa perspectiva religiosa, superproduções como Ben-Hur, Os Dez Mandamentos, Jesus de Nazaré, Joana D'arc, Quo Vadis, Irmão Sol Irmão Lua, entre outros, pontuaram as listas dos mais vistos e revistos pela crítica. A partir dos anos 80, podemos dizer que as lentes deram então maior zoom em filmes sobre cultura e religião orientais, como O Pequeno Buda, Sete Anos no Tibet, Viver a Vida, A Balada de Narayama, Kundun, O Último Imperador, Samsara, só para mencionar alguns dos mais conhecidos. Depois de sobrevivermos, entretanto, a série aparentemente inesgotável de filmes com temática religiosa-satânica, como O Iluminado, O Exorcista (em incontáveis partes), (assim como foi) A Profecia, Coração Satânico, O Enviado etc., entre centenas de outros engajados em aterrorizar platéias, chegamos enfim à uma fase mais racional, coerente e cientificamente testada dos ghost movies, a partir, talvez, do sucesso de Ghost - Do Outro Lado da Vida. Particularmente acho esse filme, juntamente com Em Algum Lugar do Passado, os grandes divisores de água do cinema com temática espiritual. Foram depois de tais sucessos de bilheteria que uma grande safra de filmes espiritualistas deixaram a religião e seus demônios de
lado para mostrar um universo paralelo e paranormal sensato, coerente e, como disse, cientificamente comprovado.

Com o avanço, nos Estados Unidos, das pesquisas sobre Experiências Fora do Corpo (EFC) e Experiência de Quase Morte (EQM), além de um olhar mais profundo nos casos de fenômenos paranormais, como vemos, por exemplo, em vários seriados para a TV, como Ghost Whisperer, Supernatural, Ghost Hunters, Fringe, entre outros, o cinema tem produzido ótimos roteiros espiritualistas, com destaque para Os Outros, Além da Eternidade, Amor Além da Vida, O Orfanato, Passageiros, E Se Fosse Verdade, A Troca e Campo dos Sonhos - e certamente estou cometendo alguma injustiça nos destaques. Há também os sempre sensatos filmes asiáticos sobre o tema, como The Eye - A Herança, Espíritos, Dorm - O Espírito, Depois da Vida, e muitos outros.

Os 10 requisitos básicos do sistema (de produção) para se fazer um bom filme espiritualista são (1) não trazer monstros, vampiros, nem a já tão famigerada imagem do demônio na capa, contracapa ou encarte, se houver, (2) realizar
uma pesquisa séria e cientifica, baseada em estudos de casos, sobre o tema tratado, (3) não ter tão-somente a intenção de aterrorizar a platéia, (4) não fazer (o mal) uso da fantasia e da alucinação, (5) não misturar temas religiosos com fenomenológicos - por exemplo, anjos não cabem mais no papel dos amparadores extrafísicos, nem projeção astral deve vir no mesmo pacote do diabo, (6) apresentar histórias orgânicas coerentes, isto é, com começo, meio e fim e a lógica norteando todo o enredo, (7) não envolver religião, nem qualquer corrente filosófica, dogmática - como em filmes que suscitam pecado, pecadilhos e punições divinas, (8) não envolver mecanismos de manipulação, como símbolos e esteriótipos - como em roteiros que sugerem que todo parapsíquico é um cara esquisito, de poucos amigos e olhar endemoniado, (9) não misturar temas distintos como sonho e projeção, realidade e ficção, sanidade e loucura, pois isso deixa o espectador perdido, além de cético quanto à veracidade dos fatos do roteiro, e finalmente (10) não abusar do uso de gritos, rezas do além, gemidos, sussurros, vozes macabras incompreensíveis, pois ninguém aguenta mais esse tipo de coisa, e tão pouco do
uso do ectoplasma nas cenas de aparição - ainda se entende pouco deste vapor extrafísico e normalmente vemos o efeito da aparição sem qualquer critério de verossimilhança. A consciência extrafísica parece ter uma vida física independente e sobressalente, e não é bem assim o que está escrito nas leis da natureza.

Muitos já me perguntaram se eu não teria uma lista de filmes espiritualistas
para sugerir. Sempre respondi que tinha várias listas. E a dificuldade sempre foi a de justamente compilar uma única listagem, com heterocrítica na qualidade dos filmes e na classificação espiritualista (ghost movies). Uma preocupação constante ao criar uma única listagem de filmes espiritualistas é a de englobar filmes evangelistas e religiosos, como filmes sobre milagres ou com apelo demoníaco. Contudo, filtrar a qualidade dos fenômenos ao ponto de desconsiderar o da possessão pode ser uma decisão preconceituosa, de modo que decidi por incluí-los. Mas este não é, ou foi, o único dilema. Nas muitas listagens encontradas na internet e/ou enviadas por amigos há filmes que ainda não vi e, portanto, não tenho massa crítica para sugerí-los (ou não). Porém, em se tratando de listagens especializadas, muitas de sites espíritas, ou
enviadas por pessoas ligadas ou interessadas pelo tema, decidi por incluir esses filmes, pois as listas, assim como a exposta logo abaixo, servem como sugestão para mim... também.

Para o levantamento da lista abaixo não houve critério de escolha quanto ao estilo da obra. Há drama, comédia, aventura, policial, suspense, terror, religioso, documentário, programa exibido na televisão etc.
Os títulos em língua estrangeira indicam que a versão lançada no Brasil não foi encontrada até o momento - isso não que dizer que não tenham sido. As obras com continuação, como filmes com parte 1, 2, 3 etc. foram lançadas apenas no título (por exemplo Cocoon - evitando mencionar Cocoon 1, Cocoon 2 etc.). E muitos filmes possuem continuações, como Exorcista, A Profecia, Espíritos, entre outros. O mesmo critério foi adotado para remakes ocidentais de originais orientais, como é o caso de The Eye - A Herança, que teve versões feitas nos Estados Unidos. A exceção ficou por conta de " Imagens do Além," remake de "Espíritos," original japonês devido a qualidade da versão americana valer a pena ser assisitida, mesmo por aqueles que viram o original japonês.

Falando com os Mortos
Depois da Vida
A Casa dos Espíritos
As Cico Pessoas que Você Encontra no Céu
As Profecias De Nostradamus
À Espera de Um Milagre
A Sétima Profecia
Quando os Mortos Falam
Dorm, O Espírito
Danika
Energia Pura - Powder
Paixão Eterna
Afterwards
Book of Days
Os Outros
Joelma 23° Andar
Quando os Anjos Falam
A Reencarnação de Peter Proud
No Te Mueras Sin Dicerme Adonde Vas
Minha Vida na Outra Vida
O Peso da Água
Aparição
O Mistério da Libélula
Corpo Fechado
Passageiros
Fenômeno
Na Hora da Zona Morta
Visões
Imagens do Além
Um Olhar na Escuridão
A Árvore Dos Sonhos
Os Três Desejos
Visões do Além
Eternity - O Guerreiro do Tempo
Cidade dos Anjos
Em Busca Dos Anjos
Amor Além da Vida
Amor Maior Que A Vida
O Homem Especial
A Procura de Alguém
Agnes de Deus
Juro Por Deus
Linha Mortal
O Exorcista
Ecos do Além
Amazing Stories - Histórias Maravilhosas
Voltar a Morrer
Competição de Destinos
Salvo pela Luz
Destino em Dose Dupla
Efeito Borboleta
A Profecia
Minory Report
De Caso com o Acaso
Manika
O Bêbê de Rosemary
Distante para Sempre
Em Algum Lugar do Passado
Ghost - Do outro lado da vida
Ghost Writer - Com A Morte Não Se Brinca
O Céu Pode Ajudar - Heaven Can Help
Expresso para Katmandu
Campo dos Sonhos
Espíritos
Minhas Vidas - Shirley Mclaine
Morrendo para Viver
Dreamscape - Morte nos Sonhos
O Sexto Sentido
O Exorcismo de Emily Rose
Além da Eternidade
Experiências Fora do Corpo
Vida Além da Morte
Fernão Capelo Gaivota
Contato
School Spirit
Um Visto para o Céu
Atormentada
Vibes - Boas Vibrações
A Corrente do Bem
Um Anjo Rebelde
Byrd
Grand Cannion
Ressureição
Revelação
Stigmata
Vanilla Sky
Asas do Desejo
O Jardim da Meia-Noite
O Avião
Cartas de Amor
Um Espírito Baixou em Mim
A Troca
A Profecia dos Anjos
A Última Profecia
A Educação da Pequena Árvore
O Jogo dos Espíritos
The Eye - A Herança
Em Busca de Um Sonho
E Se Fosse Verdade
Out Of Body
Celta
O Chamado
Uma Mente Brilhante
Waking Life
Ponette
Os Órfãos
Paixões Paralelas
Reencarnação
Asas do Desejo
Bezerra de Menezes
O Grito
Duas Vidas
Morrendo e Aprendendo
O Orfanato
O Céu Pode Esperar
Lembranças de Outra Vida
O Dom da Premonição
Gladiador
Ecos do Além
Ilusões Pergiosas
Jogada Decisiva
A Chave Mestra
Um Sinal de Esperança
Cidade da Esperança
Alma Perdida
The Nines
Encontro Marcado
Os Olhos de Laura Mars
As Duas Vidas de Audrey Rose
O Encontro - The Gathering
Sem Medo de Viver
Alta Frequência
O Esconderijo
Os Dois Mundos de Jennie Logan
Espíritos - Believe
Tão Longe Tão Perto
Gritos do Além
Os Espíritos - The Frighteners
Segredos do Passado
Premonições
Um Espírito Atrás de Mim
A Visão - The Sight
O Fantasma de Lucy Keyes
Vivendo na Eternidade
Defending Your Life
Poder Além da Vida
Jogos Sinistros
Muito Além de Rangun
Os Inocentes
A Mão do Diabo
A Menina Santa
Luzes do Além
O Céu se Enganou
Oriundi
Protegida por um Anjo
O Jardim dos Esquecidos
A Espinha do Diabo
A Premonição
Conversando com Deus
Os Mensageiros
A Passagem
O Invisível
Um Conto de Natal
O Advogado do Diabo
Awake - Por um Fio
Evocando Espíritos
Cinco Dias Antes da Morte – Five
Os Anjos da Guarda
Os Fantasmas Se Divertem
O Violino Vermelho
O Terceiro Milagre
Joanna D'arc de Luc Besson
Papai Fantasma
Sem Limites para Sonhar
Distante para Sempre
Déjà Vu
Dona Flor e Seus Dois Maridos
Espíritos Inquietos
Assombração
Coisas Para se Fazer Quando Você Está Morto
Filha da Luz
Cocoon
O Pequeno Buda
Kundun
O Milagre Veio do Espaço
Final Fantasy
O Iluminado
Alguém Lá em Cima Gosta de Mim
A Morte Lhe Cai Bem
Alucinações do Passado
Dark Water
Navio Fantasma
Na Companhia do Medo
Mensagem do Além
O Enviado
Sete Anos no Tibet
Adorável Avarento
Poltergeist – O Fenômeno
Dogma
Feito no Céu
Antes que Termine o Dia
Já Nos Conhecemos
O Céu se Enganou
Silk - O Primeiro Espírito Capturado
As Brumas de Avalon
As Cartas de Chco Xavier e Outras Histórias
Eurípedes de Barsanulfo - Educador e Médium

INFOGRAFIA

http://www.consciencial.org/filmes.html
ttp://www.oconsolador.com.br/linkfixo/filmes/principal.html
ttp://www.illuminare.pro.br/filmes_espiritas_e_espiritualistas.htm
http://filmefantastico.blogspot.com/
http://pipocandoonline.blogspot.com/2008/07/filmes-espiritualistas-captulo-ii-os.html
http://forum.alemdosegredo.com/verTopico.php?id=1178
http://mediunidadelivre.spaceblog.com.br/248606/Filmes-tematicos-espiritualistas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário