Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Linguagem, Imagem & Ação

O Ilusionista, filme do diretor holandês, Jos Stelling, produzido em 1984, permanece um clássico cult 26 anos depois do seu lançamento, e, por isso, ganha uma nova edição nacional pela Cult Classics, uma coleção para os amantes do cinema fora dos circuitos comerciais. O filme, uma analogia à história de Caim e Abel e fundamentado em teorias freudianas, com boas pitadas de humor, mas sem desprezar o drama, conta a história de dois irmãos, que vivem em uma região pacata da Holanda. Um deles sonha com as luzes da ribalta e com a possibilidade de ser um showman. O outro, deficiente mental, vive imerso numa rotina tranquila em seu restrito mundo, sem qualquer ambição maior do que desfrutar da vida na medida em que ela acontece.

Vencedor do prêmio do Público da 9ª Mostra de Cinema de São Paulo, O Ilusionista é um desses filmes que devemos rever de vez em quando, pois a cada observação tiramos mais das imagens de Stelling, um dirtetor que se diz influenciado pelo cristianismo e que privilegia a imagem acima de todas as coisas. Além disso, o filme não tem diálogos. Apenas sons ambientes, de vozes disformes, grunhidos etc. Depois de revê-lo algumas vezes, continuo achando, quase 20 anos depois de vê-lo pela primeira vez, que esta obra não precisa de diálogos. O trabalho de imagens é de tal forma sinalético e bem apresentado que, qualquer tentativa de explicar o que acontece na tela por meio de palavras, tiraria toda a carga dramática dos sigmas os quais norteiam as cenas.

Encontramos salmos bíblicos em placas de ônibus, mensagens subliminares nos cenários, objetos com significados figurados, um outdoor cujo anúncio narra os sentimentos do personagem, linguagens corporais eficientes, gestos e expressões que nenhuma palavra poderia substituí-los de modo a representar melhor e mais fielmente o andamento da história. Cada cena é precisamente medida e explorada através da linguagem não-verbal, uma aula de comunicação universal. O Ilusionista é o que costumo chamar de cinema, mas do que um filme - fazer cinema vai muito além do que simplesmente contar uma história. E nisso o holandês Jos Stelling é um mestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário