Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





terça-feira, 20 de outubro de 2009

Grey Gardens - O Filme

Grey Gardens, o fime, foi produzido pela HBO em 2008 e lançado na televisão em abril deste ano, com Jessica Lange e Drew Barrymore nos papéis principais de mãe e filha respectivamente. O DVD da região 1 (América do Norte - a nossa é a região 4) saiu por aqui nas locadoras, mas é possível comprá-lo em algumas lojas online.

Naturalmente, o documentário poderia ser suficiente ao espectador, pois se trata de um documento-verdade clássico e sério. Mas, o filme ganha importância na medida em que aborda a fase do glamour das Beale, nos anos 30, e conta toda a trajetória até a fase decadente do lixo e do esquecimento, revelando como aconteceu a incompreensivel curva pessoal-social descendente de ambas as Beale. Isso não está, e nem poderia, no documentário. Esse talvez seja um dos raros casos em que um filme é necessário depois que um documentário sobre o tema foi feito. Da fase em que eram personalidades até se tornarem personagens há um período de 40 anos, mas a fase crítica começa mais especificamente com a morte do pai de Little Edie, de quem sua mãe estava divorciada. Foi então que começaram os altos e baixos financeiros, emocionais, afetivos, as carências seculares e a interprisão entre as duas se consolidou.

No filme sabemos que Big Edie teve dois outros filhos, cujos nomes não são mencionados por ela no documentário. Na faixa comentada no documentário, uma das produtoras explica que a relação entre ela e os filhos nunca foi próxima e, com o isolamento com a filha em Grey Gardens, ela simplesmente os apagou da memória. Eles tampouco tentaram qualquer aproximação no período das filmagens. Viviam no sul dos Estados Unidos na época em que a mãe e a irmã eram assuntos nos jornais de Nova Iorque.

Outro ponto alto do filme é a atuação de Jessica Lange e Drew Barrymore, ambas aclamadas e presentes no Globo de Ouro deste ano. A maquiagem para mostrar o envelhecimento ao longo de 4 décadas de história também é algo notável. Fernanda Torres, no documentário de Eduardo Coutinho, Jogo de Cena, diz que representar um personagem real é bem mais difícil do que um fictício, e por boas razões ela reconhece isso. Quando se tem um modelo vivo, qualquer representação parece aquém da realidade. Mas, a adapatação para as telas de Big e Little Edie é um show a parte. Drew Barrymore encarna a socialite de corpo, alma e voz - a entonação pitoresca e inesquecível de Little Edie ganha vida extra na voz de Drew. Impressionante. Assim como o é no aspecto visual. A mesma qualidade encontramos no trabalho de Jessica Lange, que também canta com ótima voz, como a personagem real. Bravo!

O filme completa o documentário dos irmãos Maisles. Vale a pena ver as duas obras para tentar entender, talvez em vão, alguns enigmas da natureza humana os quais norteiam a vida dessas duas mulheres incríveis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário