Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Para Se Chegar a Paz é Preciso Entender a Violência


O drama da sobrevivência expõe a fraqueza do ser humano diante de um sistema irreversivelmente cruel, mais propenso a exterminar as suas próprias aberrações do que assumí-las e reeducá-las. O cineasta francês Gaspar Noé entende do assunto e nos oferece essa pequena amostra de cinema sério e maduro, que não apenas visa revelar o lado sórdido da violência humana, mas denunciar as razões que a reproduz. Após o filme, uma longa reflexão: nada me parece mais sensato do que pensar a paz como produto da compreensão da violência. Assim, descartamos a intolerância e chegamos de fato à pacificação íntima através de uma assistência reconciliatória.

Mas nada é fácil para o personagem central neste universo sórdido criado por Noé em Sozinho Contra Todos. O desemprego, a falta de oportunidades, a crise pessoal, a difícil relação com a filha, a solidão, os conflitos interpessoais, o fracasso conjugal, a falência recorrente da família. Isto é, o personagem central inverte sua evolução numa seqüência de fracassos pessoais desnorteadores de qualquer direção construtiva de vida. E o que parece mais assustador é saber o quanto tais fatos atormentam muitos nos dias de hoje. O filme está bem mais próximo da realidade do que podemos supor e ilustra um sistema social elitista, seletivo, competitivo e discriminador na luta tanto pelo poder quanto pela sobrevivência. É aqui que retomamos a questão da paz. Pode haver paz sensata num sistema social de desigualdades e injustiças sociais ? Na medidade em que a paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral surge destituído de todos os sentimentos negativos, a paz é um princípio de ordem pessoal, que, sem a compreensão da violência, não existe de fato.

Compreender a violência não é ser condescendente com ela, mas uma maneira de contê-la, com um olhar sério e investigativo nas raízes sociais que a produzem: desigualdade, exclusão, falta de oportunidades no mercado de trabalho, falência familiar, racismo, discriminação, ausência de escola e formação profissional etc. A violência não surge apenas como conseqüência de índoles patológicas, mas também como alternativa de sobrevivência, sobretudo se olhamos as populações de jovens das favelas e a busca de meio de vida no tráfico.
Em Sozinho Contra Todos vemos um homem, ex-açougueiro, repleto de desqualidades (violento, racista, xenofóbico, homofóbico etc.), que cumpriu pena recentemente pela morte de um suposto estuprador da filha e que agora luta pela sobrevivência tentando conseguir um emprego. Sua luta por uma recolocação social esbarra numa esposa controladora, que detém o poder do dinheiro na casa, e histérica de ciúmes, além de ter pela frente uma recessão e as vicissitudes de suas próprias desqualidades. Tudo isso, aos poucos, vai levando-o ao declínio total. Gaspar Noé acompanha esse declínio passo a passo e mesmo com toda a agressividade que seu filme mostra é possível vislumbrar as razões pelas quais os limites humanos, quando ultrapassados, instigam o lado primitivo da consciência, estimulando as índoles mais patologicamente comprometidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário