Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Educação no Cinema I

Muitos filmes falam do processo educativo escolar, retratam a realidade das salas de aula, o papel socializador das escolas e a função do professor, reunindo um rico escopo de informação e experiências da realidade pedagógica que em muito pode servir como referência a docentes e dicentes. Nesta série de três volumes, recomendo alguns títulos.

"Coach Carter" conta a história real e inspiradora de um treinador que decide mostrar os diversos aspectos dos valores de uma vida ao suspender seu time campeão por causa do desempenho acadêmico dos atletas. Assim, Ken Carter recebe elogios e críticas, além de muita pressão para levar o time de volta às quadras. É então que ele deve superar os obstáculos de seu ambiente e mostrar aos jovens um futuro que vai além das gangues, das prisões e até mesmo do basquete.

"Eu sou um mendigo. Mas… Eu sou um mendigo em Harvard", diz Simon Wilder, que vive pelos seus próprios recursos naquele campus. Lá ele encontra o veterano Monty Kessler (Brendan Fraser), que não teria nada a ver com o sem teto se não fosse por uma coisa: Simon tem a única cópia de tese final de Monty! Ele a devolverá por comida, um lugar para ficar e mais: uma página - por um favor - por vez. Uma nova vida está começnaod para Monty e seus colegas de dormitório (Moira Kelly, Patrick Dempsey, Josh Hamilton). Eles estão prestes a aprender que se você quer uma graduação, vá para Harvard. Se você quer aprender algo sobre a vida, veja "Com Mérito."

"Ana e O Rei" se passa em 1862. Anna Owens é uma jovem viúva inglesa que, tendo um filho para criar, aceita trabalhar como professora das crianças da família real do Sião. Quando chega a Bangcoc o choque cultural é imediato. Aos poucos ela obtém o respeito do rei, se tornando sua confidente e conselheira diplomática.

O objetivo deste trabalho é analisar as ações pedagógicas, sociais e culturais no filme "Conrack," produzido em 1974 com direção de Martin Ritt. A análise será feita com foco em três personagens principais, que são: Pat Conroy (o professor, representado por Jon Voight), Sra. Scott (a diretora, representada por Madge Sinclair) e Sr. Skeffington (o superintendente, representado por Hume Cronyn). Além disso, também será feita uma abordagem em relação aos alunos da escola.

Pat Conray é um professor branco que passou boa parte de sua vida como racista. Tem a oportunidade de redimir-se, ensinando crianças negras em uma ilha em que essa raça é a predominante. Em sua primeira aula, depara-se com alunos que não sabem absolutamente nada, que desenvolveram sua própria linguagem e cujos recursos pedagógicos utilizados até então eram baseados em castigos físicos e psicológicos.

"Duelo de Titãs" mostra um destes temas já tantas vezes visto no cinema: refere-se à luta racial entre brancos e afro-americanos, comum em estados mais conservadores dos Estados Unidos. A produção da Disney não traz novidades, mas comove o espectador, principalmente por tratar-se de uma história verídica, ocorrida no estado da Virgínia. O filme se passa na cidade de Alexandria, em 1971. O futebol americano colegial era tudo para o povo da cidade. Quando a diretora da escola local é forçada a integrar um time de uma escola de afro-americanos com um time de uma escola de brancos, a tradição do futebol sofre com ameaças de preconceito e racismo. Os dois treinadores não só transformam um grupo de garotos raivosos e desconhecidos em um time dinâmico e vencedor, como também os tornam homens dedicados e responsáveis, mudabndo o paradigma vigente. É a união que faz com que a cidade deixe d elado o preconceito e a intolerância, levando o time ao triunfo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário