Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





sábado, 17 de abril de 2010

Contatos Impressionantes

A realidade tende a ser mais assustadora do que qualquer ficção. Embora a frase seja um fato e até se tornado um clichê, ela tem funcionado como um recurso dramático para uma geração (assim podemos dizer) de filmes de suspense/terror desde a Bruxa de Blair. A ferramenta para dar sustos mais consistentes em platéias foi recentemente usada de forma eficiente no blockbuster Atividade Paranormal e causado muita polêmica em Contatos de 4° Grau, filme lançado ano passado no circuito mundial.Desde O Exorcista (o primeiro e mais assustador), um filme não me faz remexer da cadeira tantas vezes nem acelerar tanto meus batimentos cardíacos como em Contatos de 4° Grau. Isso por dois motivos básicos: (1) a capa do DVD anuncia que o filme foi baseado em casos verídicos, e (2) o diretor decidiu mesclar cenas ficcionais com as dos vídeos gravados na realidade, de modo que vemos atores encenando simulações de cenas reais em split screen - técnica cinematográfica em que a tela se divide em duas. Nada mais original, impressionante e, digamos, assustador! Não há quem dê de ombros para o filme como eu fiz com Atividade Paranormal. Aqui, a razão de ter medo é real, ou melhor, baseada em casos reais.

Enquanto produção artística cinematográfica, Contatos de 4° Grau é um thriller inteligente de regelar a espinha e faltar a respiração. Ambientado em Nome, pequena cidade do Alasca, a história dá conta de desaparecimentos de pessoas misteriosamente abduzidas por alienígenas na região. Mostra evidências, apresenta estísticas e reporta casos com envolvimento do FBI. No entanto, apesar de toda a investigação, nada até o momento foi comprovado. Quando a psicóloga Dr. Abigail Tyler começa a gravar suas sessões com pacientes traumatizados por contatos com inteligências alienígenas, ela acaba descobrindo as mais perturbadoras evidências de abduções jamais reveladas ao público. Ela mesma está imersa no mesmo problema e sofre dos mesmos males após a morte do marido, supostamente abduzido: pertubações mentais, esquecimentos súbitos, visões atemorizantes, insônia, possessões etc.

Nos depoimentos, a psicóloga descobre que diversas pessoas sonhavam com a mesma coisa, a aparição de uma coruja, e relatavam os mesmos terrores noturnos. Em sessões de hipnose, a Dra. Abgail concluiu que todas haviam sido abduzidas por extra-terrestres, até que termina ela mesma hipnotizada por um colega de profissão e descobre que também teve o seu contato de 4° grau. O filme então já se encontra em seu ápice dramático e sua fábrica de produzir medos, sustos e sobressaltos funcionando a todo vapor. Na sua linha documental, as cenas ficionais mescladas com as reais numa mesma tela, sem dúvida, produzem uma carga emocional extra ao espectador, efeito para mim até então inédito no cinema. É quando temos a comprovação de que a realidade é mesmo mais assustadora do que a ficção.

Contudo, não é apenas na produção que a indústria do medo se supera em Contatos de 4° Grau. Com uma nova proposta para o (relativamente novo) gênero de filmes conhecidos por documentais, ou ficção/documentário, a idéia vai bem mais longe do que imaginamos na intenção de impressionar pela realidade. Aqui, tanto a ficção quanto a realidade foram inventadas agressivamente, não apenas como recurso dramático, mas como uma jogada de marketing. O estúdio Universal divulgou matérias fictícias para corroborar os casos narrados no filme em jornais americanos e também em websites. No começo do filme, a atriz Milla Jovovich apresenta estatísticas sobre abduções no Alasca desde a década de 1960, adverte sobre o conteúdo real de áudio e vídeo e passa ao espectador a decisão de acreditar ou não nos fatos mostrados no filme. Enfim, a produção garante que o filme é baseado em casos reais, mas a afirmação não é verdadeira, o que causou muita polêmca nos EUA quando o filme foi lançado. O filme é pura ficção.

Mesmo como uma obra ficcional o filme impressiona, pois não podemos negar que a apelação foi original e inteligente. Seu mérito é desfazer a impressão de que tudo é falso, com uma história curiosa, assustadora e até convincente, abduzindo facilmente o espectador mais distraído.

Assista ao trailer do filme no rodapé do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário