
O cineasta surrealista espanhol segue fortemente a linha dos seus amigos, Salvador Dalí e Federico García Lorca. Seus filmes, mais do que apresentarem situações absurdas ou ininteligíveis, criam atmosferas de sonho (ou pesadelo), mas nada que nos afugente. Muito pelo contrário, Buñuel é cinematografia obrigatória ao curriculum dos aficcionados mais exigentes, pois ele faz cinema com conteúdo de gente grande. Interpretar os filmes de Buñuel requer, no entanto, um dose satisfatória de conteúdo pessoal de psicologia humana, pois ele trabalha com símbolos nem sempre reconhecíveis na realidade comum, mas presentes no inconsciente. O extermínio, aqui, é das convenções e das máscaras cultivadas na sociedade, sobretudo na aristocracia, que luta por uma sobrevivência muitas vezes de pura aparência.
O Anjo Exterminador é uma de suas maiores obras-primas. Repleto de cenas legendárias, pode-se entender o que está ali de diferentes maneiras. O tom e o clima do filme são fiéis ao surrealismo do cineasta, mas a narrativa em si é mais convencional, e talvez por isso a obra seja ainda mais genial. O filme é especialmente célebre por possuir um dos plots mais originais da história do cinema: um grupo de pessoas da alta sociedade, após passar a noite na casa de um deles, se vê impossibilitado de sair da sala, mesmo com a porta escancarada. Mas o que aparentemente parece ser uma idéia sem sentido, ilógica e estranha abre margem para um tema de reflexão extremamente rico: a falta de posicionamento diante dos fatos, a repetição mimética da vida na sociedade, a devoção por aparências, os mata-burros estagnadores, os ganhos secundários desnorteadores da ação construtiva, a patologia humana diante da superficialidade da vida e assim por diante.
O próprio Buñuel diria "a moral burguesa é, para mim, uma imoralidade contra a qual há de se lutar; esta moral que se baseia em nossas instituições sociais mais injustas como são a religião, a pátria, a família e a cultura, em suma, o que se denomina os pilares da sociedade." Ele era radical, mas, embora sua contradição contra as imoralidades da sociedade se tornasse aparente por meio do machismo, que lhe era peculiar, B

Sem tomar partido, podemos levar boas lições do filme e um pacote de temas para reflexão, pois, burguesia a parte, somos todos humanos e, em maior ou menor grau de vulnerabilidade, com maiores ou menores conseqüências, sofremos mais ou menos dos mesmos males.
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