Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.

Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada.
Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com

"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"





terça-feira, 23 de setembro de 2014

DECÁLOGO: EPISÓDIO III - KRZYSZTOF KIESLOWSKI

“Lembra-te do dia do sábado para santificá-lo” é o mandamento tratado no terceiro episódio de Decálogo, colocado em prática pelo povo hebreu desde o reinado de Ciro II (537 a.c.). Mas tendo Cristo ressuscitado num domingo, o primeiro dia da semana passou a ser o Dominus, Dies Dominica. Kieslowski optou por centralizar a sua trama num viés deste mandamento, “guardarás domingos e festas sagradas”. A sua personagem Ewa é uma mulher em crise, angustiada e alucinada pela solidão e pelo homem que ama. Na noite de Natal, ela vai à casa do seu amante, Janusz, pedir ajuda para procurar o seu marido desaparecido. Janusz deixa a família para cair no jogo amoroso de Ewa. Aqui não há mais o rapport criado por Kieslowski para uma possível ligação com os seus personagens centrais, como ocorreu nas duas primeiras tramas. Ewa é fria a calculista e pouco sensibiliza, justamente porque parece maquiavélica ao calcular os seus atos, desesperados pela sua solidão e falta de amor próprio. O cenário fortalece essa impressão – a maioria das cenas foi realizada durante a madrugada do dia 25 de dezembro, numa Varsóvia coberta de neve, desabitada e gélida, onde apenas os carros dos personagens e uma viatura da Polícia trafegam no deserto urbano, um recurso poderoso para enfatizar a solidão.

Os sigmas, uma especialidade de Kieslowski, ganham vida através dos riscos nos quais os personagens se colocam ao dirigir em alta velocidade e desafiando o perigo, na medida em que o drama avança e os diálogos aprofundam a condição do amor impossível e do casal incompleto. Assim como em suas vidas, eles buscam ao volante algum tipo de acidente que mude o rumo dos acontecimentos, porém, em mais um sigma inteligente, numa mistura de ímpeto, loucura e medo, os elementos emocionais de toda relação dúbia, o instinto de sobrevivência prevalece e o casal sai ileso. A noite avança, enquanto eles buscam pelo marido desaparecido de Ewa e os pormenores da relação vêm à tona. Janusz é um homem dividido entre duas mulheres na mesma medida em que Ewa sabe do seu poder sobre ele e age como uma mulher carente e vampira da sua presença. Ela não mede esforços e imaginação para tirá-lo da família naquela noite de festa sagrada, onde o sagrado perde espaço para o mundano no universo do casal.



Aos poucos, o drama começa a descortinar a realidade do triângulo amoroso. Ewa havia criado o desaparecimento do marido, que, na verdade, havia lhe abandonado. No outro extremo do triângulo, Janusz percebe a trama da amante e se deixa enganar por ela, não por uma dependência afetiva ou amorosa, mas por outra puramente sexual, um elemento que o diferencia, pragmaticamente, nessa atração que não chega a ser fatal. Na última ponta do triângulo há ainda a mulher de Janusz, que encontra o marido quando ele retorna pela manhã e sua fala ao encontrá-lo deixa claro que ela está ciente da relação extra conjugal do marido. É exatamente quando a estória revela os seus mistérios que vemos como as relações humanas são, em número assustador, primárias e afetivamente patológicas. Partimos desde a aceitação e do subjulgo da esposa até a audácia e coragem de desespero da amante, ambas resignadas em suas condições, passando pela zona de conforto do marido que usufrui, egocentricamente, das carências afetivas das suas mulheres, o que não deixa de ser um retrato fiel dos papéis que não raramente ocorre na vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário