Uma relação de docs muito difícil de levantar, porque, invariavelmente, deixamos muita coisa boa de fora. Mas assumo meus pecadilhos com uma lista de 10 títulos - na verdade 11, com um empate no final. Cheguei a essa lista pelo fato de que cada uma dessas produções serviu como um divisor de águas na arte do filme-documental. As posições não indicam ranking.
(1) Um Homem com uma Camera (Dziga Vertov - Rússia, 1929);
(2) Caixeiro-Viajante (Salesman) (Albert Maysles, David Maysles e Charlotte Zwerin - EUA, 1968);
(3) Nanook, O Esquimó (Robert Flaherty - EUA, 1922);
(4) Os Pescadores de Aran (Man of Aran) (Robert Flaherty - EUA, 1934);
(5) Homo Sapiens 1900 (Peter Cohen - Suécia, 1998);
(6) Crônica de um Verão (Edgar Morin e Jean Rouch - França, 1961);
(7) A Corporação (Mark Achbar, Jennifer Abbott e Joel Bakan - EUA, 2003);
(8) Fahrenheit (Michael Moore - EUA, 2003);
(9) Grey Gardens (Albert Maysles e David Maysles - EUA, 1970);
(10) Edifício Master (Eduardo Coutinho - Brasil, 1998) e Crise (Robert Drew - EUA, 1963).
Bem-vindos ao Cinema & Consciência, um novo espaço para a difusão e a discussão do cinema brasileiro e internacional. Vamos falar de filmes ou documentários, discutir ética e estética do cinema, com enfoque nas pessoas, nos temas e nos fatos. Os comentários dos visitantes serão sempre bem-vindos.
Todos os textos neste blog são de autoria de Mário Luna, salvo aqueles em que a fonte for mencionada. Críticas construtivas e sugestões em geral, envie e-mail para este blogger: cinemaconsciencia@gmail.com
"Não acredite em nada que ler ou ouvir neste blog. Reflita. Tenha as suas próprias opiniões e conclusões"
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